Quem é Anna Karina

Uma minibiografia da professora que tornou-se a décima vereadora da legislatura de 2021 a 2024 em Fortaleza

MINIBIO

3/14/20242 min read

Anna Karina é feminista, filiada ao PSOL, mãe e professora de História da rede de educação pública do Estado do Ceará. Natural de Baturité, devido a seca que assolou o Ceará na primeira metade dos anos 80, migrou para Fortaleza com a família, em 1984. Foi no ensino médio que conheceu o movimento estudantil, quando participou das mobilizações pelo Fora Collor em 1992, convocando e organizando a participação de seus colegas para as manifestações. Mas foi na graduação em História pela UECE, que levou adiante sua opção pelo ativismo político, tendo sido integrante do Centro Acadêmico de seu curso e do Diretório Central dos Estudantes, sempre tomando partido diante das grandes manifestações nos anos 1990 como a luta contra a privatização das estatais, pela auditoria da dívida pública e contra a ALCA.

Foi professora temporária tanto da rede municipal como da estadual, tornando-se efetiva do estado no ano de 2014. Vanguarda da greve da educação de 2016, apoiou ativamente da solidariedade ao movimento de escolas ocupadas realizados pelos estudantes secundaristas.

Ainda em 2014, ajudou a fundar o Comitê Em Solidariedade ao Povo Palestino, seção Ceará. Em 2015, participou da fundação do núcleo de gênero da escola Adauto Bezerra, que, em 2018, recebeu o nome de Stefhani Brito, em memória da ex-aluna da escola assassinada pelo ex-namorado, no primeiro feminicídio daquele ano.

Filiada ao PSOL em 2017, aceitou assumir o desafio de ser candidata ao senado pelo PSOL-PCB, no ano de 2018, levantando firmemente as causas do feminismo e da defesa da educação pública, temas que traz consigo desde o movimento estudantil universitário. Como candidata ao senado obteve 316.922 votos, tornando-se a candidata ao senado mais votada na história do PSOL Ceará. Nas eleições municipais de 2020, fortaleceu a chapa de vereadores do PSOL, ficando como segunda suplente, e em 2022, lançou-se como co-candidata a deputada federal pela coletiva Vozes Feministas do PSOL, com mais 4 ativistas feministas do estado do Ceará. A coletiva Vozes Feministas mantêm-se como movimento organizado de mulheres e homens que reivindicam o feminismo.

Tanto como professora, como ativista do feminismo, Anna Karina é uma severa adversária de assediadores, sobretudo contra meninas estudantes. Foi apoiadora das manifestações Exposed, ocorrida no ano de 2020, quando jovens denunciaram através das redes sociais vários casos de assédio e violência sexual cometidos por professores, sobretudo da rede estadual, contra estudantes.

Com a licença do vereador Gabriel Aguiar, tomou posse como vereadora no dia 05/03, na mandata Ocupação Feminista, tendo sido prestigiada por vários ativistas dos movimentos sociais de Fortaleza e de estudantes da escola Murilo Borges, em que leciona como professora. Durante sua mandata, comprometeu-se em defender os interesses, sobretudo, das mulheres e meninas de Fortaleza, assim como o direito à educação pública de qualidade.

Instagram: @annakarinapsol
X (Twitter): @annakarinapsol
Facebook: /annakarinapsol
Tiktok: @annakarinapsol
YouTube: annakarinapsol
Site oficial: www.annakarinapsol.com.br